Pés de Princesa



Nós mulheres dedicamos tanto tempo cuidando dos cabelos, face e corpo que às vezes  deixamos de lado os nossos queridíssimos pés. Mas saiba que eles merecem cuidados e tanta importância quanto os cabelos, pois não a nada mais deselegante do que uma mulher com os pés mal tratados. Imagina só colocar aquela sandália maravilhosa, com o pé todo rachado?! Ninguém merece, né?! A Mulher  moderna e Inteligente ... Dá Atenção Que Seus Pés Merecem!!!




Por isso para que você nunca tenha de passar por esse constrangimento que tal uma receitinha fácil e rápida para hidratar e deixar os pés macios? A receita é bem simples.

Você vai precisar de:
- 2 colheres de mel
- 4 colheres de sopa de açúcar
- creme hidratante

Agora você vai misturar todos os ingredientes em uma bacia até ficar homogênea, em seguida massageie bem os pés deixe o creme esfoliante agir por 15 minutos depois é só enxaguar . Enxugue e passe um creme hidratante de sua preferência.

Dica quando passar o creme coloque uma meia para aquecer os pés e fazer com que o creme penetre sobre o mesmo. Faça a receita uma ou duas vezes por semana para obter bons  resultados, prevenindo seus pés de rachaduras e ressecamentos.


A saúde começa pelos pés, mas muitos se esquecem deste detalhe e deixam que aqueles que nos carregam o dia inteiro acabem sofrendo com males comuns, como unhas encravadas e calos, que podem ser tratados e também evitados com disciplina e cuidados.

A calosidade dos pés é uma reação natural da pele ao atrito constante causado pela má postura e pelo uso de sapatos apertados, de salto alto e bico fino Corrigindo o jeito de andar ou optando por calçados confortáveis, que devem ter exatamente a largura e o comprimento dos pés, os calos podem ser amenizados.

Para tratá-los, o correto é procurar uma pedóloga que fará um tratamento rigoroso. Mas isto não é tudo, depois, é preciso permanecer com os cuidados passados pela profissional.


As unhas encravadas também são um grande problema. Deixar os cantos das unhas arredondados ao cortar aumenta a chance delas encravarem. É muito importante respeitar o formato natural das unhas, e não deixar que elas ultrapassem o limite dos dedos.

Com cuidados simples pode-se manter os pés livres de incômodos e por consequência uma vida saudável.


Por que cuidar dos pés?

Os pés são à parte do nosso corpo que sustentam nosso peso e que sofrem atrito durante todo o caminhar. Pés e unhas mal cuidados trazem desconforto e podem afetar inclusive o nosso humor. Além disso, algumas patologias como as fissuras (rachaduras no calcanhar e entre os dedos) são porta de entrada para bactérias que causam infecções como, por exemplo, a erisipela.

Pessoas diabéticas devem ter atenção especial com os pés, já que possuem menor sensibilidade, e muitas vezes não percebem quando há um ferimento, que neste caso, tem a cicatrização mais lenta e dificultada por causa da doença.



Por isso, manter os pés saudáveis causam bem-estar e conforto para todo o nosso corpo. Por que é importante para um diabético consultar um pedólogo?


A diabetes é uma doença relacionada à má circulação sanguínea, além de causar outros problemas à saúde dos pés.

É uma patologia que compromete as extremidades; por isso os pés tem de ser bem tratados para que se evitem problemas posteriores mais graves, como necrose ou amputação.




É necessário que o portador de diabetes frequente o pedólogo periodicamente e tenha os cuidados necessários com os pés, inclusive utilizando calçados especiais, evitando atividades que podem lesar seus pés, não andando descalço, mantendo os pés secos, limpos e usando loções hidratantes e não fumar. Também é importante não carregar objetos muito pesados.

Na hora de se arrumar a mulher tem várias preocupações: escovar o cabelo, tirar as sobrancelhas, escolher a roupa certa...  Mas todo esse trabalho pode ir por água abaixo se aquela sandália linda for calçada em pés ressecados e com unhas malcuidadas. E se você pensa que ninguém repara nisso, se engana: muitos homens dão atenção a essa parte do corpo.


Dê aos seus pés a atenção que eles merecem  A má aparência dos pés pode ocorrer pela falta de cuidados ou até por desequilíbrios hormonais. A pedóloga Fátima Monachesi, da clínica Poli-pé, de Guarulhos (SP), ensina como solucionar os problemas mais comuns e manter os pés sempre lindos.

Conteúdo do site ANAMARIA





Pés de Princesa

Pés macios, com a pele lisinha e unhas bem-feitas, pintadas de esmalte clarinho ou escuro… Os homens adoram e as mulheres também! Mas basta começar a temporada dos sapatos fechados e, pronto, eles ficam relegados a segundo plano, com pedicura bimestral e olhe lá. Nada disso: essa parte do corpo merece cuidados religiosos 365 dias por ano.

Parece exagero, mas lembre-se: os pés sustentam todo o peso do corpo, nos levam para os lugares e, às vezes, são castigados em calçados nada confortáveis. Não é à toa que são vítimas fáceis de problemas que vão de micose a calos.
Para tudo isso, há maneiras simples de prevenir e tratar. Depois, é só enfeitar os pezinhos: aprenda a pintar as unhas em casa com o passo-a-passo.



 Calos sob controle

As calosidades são resultado do espessamento de certas regiões dos pés, causado pela pressão da superfície rígida de sapatos e sandálias contra a pele. Quanto mais desconfortável e apertado o calçado, maiores as chances de desenvolver os feios calos.

Na hora de comprar, verifique se o couro é macio e se a sandália não aperta em determinados lugares. Salto alto deve ser reservado para ocasiões especiais.  "Para ficar alta no dia-a-dia, prefira as plataformas, que distribuem melhor o peso e são mais confortáveis", recomenda a dermatologista Lúcia Arruda.





Xô, micose!

Esse distúrbio de verão também pode atacar quando a temperatura abaixa e os pés passam muito tempo presos em sapatos fechados. "A transpiração aumenta e a umidade é ideal para a proliferação dos fungos causadores de micoses", explica Edvaldo Costa, coordenador técnico da Doctor Feet.

Para controlar a transpiração é aconselhável usar talco ou aplicar desodorante antisséptico e antitranspirante nos pés e dentro dos calçados. E também optar por meias de algodão – fuja das sintéticas –, além de evitar sapatos com solado de borracha. Jamais calce o mesmo tênis ou sapato dias seguidos.

Enxugar os pés corretamente é outro cuidado importantíssimo para evitar as micoses. Segundo a dermatologista Lúcia Arruda, não basta pisar no tapete do banheiro. "Reserve uma toalha pequena apenas para os pés e seque bem entre os dedos." Você pode até usar o secador na temperatura fria.





Escalda-pés, massagem, creminhos aromáticos…  Seus pés merecem um carinho especial depois de um dia de trabalho cansativo. Siga este roteiro para relaxá-los: O bom e velho escalda-pés continua sendo um santo remédio para aliviar a sensação de peso e dor que ataca os pés no final do dia.

Faça como alguns dos melhores salões: encha uma bacia de água morna para quente, espalhe bolas de gude por todo o fundo e adicione sais de banho com aroma de menta, ervas ou cânfora. Pressione os pés contra as bolinhas e relaxe por 5 a 10 minutos.



Alívio imediato

Uma maneira mais rápida de dar um fim ao cansaço dos pés é fazer uma massagem depois do banho. A manicura Sandra Santos, do Jacques Janine da Vila Nova Conceição 1, de São Paulo, ensina: Besunte as mãos com creme à base de cânfora e faça movimentos circulares na planta dos pés, nos dedos e na panturrilha, sempre de baixo para cima.




Cuidados básicos

Cuidar dos pés 365 dias por ano não dá tanto trabalho como você imagina. Basta espalhar todos os dias um creminho, logo depois do banho – se você tomar dois, serão duas vezes! E fazer o ritual completo (descrito abaixo e nas próximas páginas) pelo menos a cada 15 dias – com ou sem esmalte.

Se perceber rachaduras no calcanhar, repita o passo mais vezes durante a semana, até o problema sumir. Pronto: seus pés ficarão bonitos e saudáveis o ano inteiro. Para bancar a pedicura profissional em casa, tome alguns cuidados:

Um erro comum é cortar as unhas rente demais ou cutucar o cantinho. Evite fazer isso: a região ficará dolorida e haverá risco de encravamento. Outro engano é lixar demais o calcanhar na tentativa de afinar a pele. Errado: se exagerar, o organismo reage e a pele engrossa ainda mais. Opte por pedra-pomes em vez de lixa, se sua pele for do tipo sensível.



 Além de eles possibilitarem ao homem a locomoção, mantém o equilíbrio e distribuem de maneira uniforme o peso do corpo, quando estamos de pé. No entanto, eles estão quase sempre em situação de desconforto, pois ficam escondidos em sapatos fechados, principalmente no inverno. Segue algumas recomendações para que você esteja bem com seus pés.

MASSAGENS

Existem profissionais, os pedólogos, que são profundos conhecedores das patologias dos pés.  Eles estudam a biomecânica do tornozelo e dos pés e obtém o controle e a cura das podolópatias de seus pacientes. Através da reflexologia [linguagem dos pés fazem massagens baseadas no DO-IN.



Os pés são equipamentos maravilhosos e merecem todo o cuidado.

VEJA OS PONTOS NA SOLA DOS PÉS

1- cérebro
2- olho
3- ouvido
4- garganta
5- tireóide
6- pescoço
7- fígado
8- estômago
9- coração
10-rins
11- coluna lombar
12- intestino
13- quadril
4- bexiga
15- nervo ciático




Dor de cabeça, de estômago, nas costas, tensão, cansaço. Segundo a reflexologia, o alívio para tudo isso pode vir dos pés. Criada nos Estados Unidos nos anos 30, ela divide o corpo em dez zonas longitudinais.

Por cada uma delas, iguais em largura, corre um fluxo de energia que interliga os órgãos. Essas faixas começam nos pés, onde todos os pedaços do organismo estão representados. "Se algo não está funcionando bem, as partes correlatas, na mesma zona, ficam sensíveis".

O estímulo nos pontos reflexos transmite a informação para a área afetada, podendo melhorá-la em poucos minutos.  Por exemplo; toques no centro do calcanhar podem colocar o nervo ciático em dia.




Ai meu pezinho...!

A massagem deve ser feita de maneira firme, mas sem provocar dor. Para começar, bata levemente na sola, puxe e torça os dedos, gire os tornozelos. Depois, vá com o polegar direto aos pontos doloridos.

Mesmo que você não esteja com nenhum distúrbio, a reflexológia vai atuar de maneira preventiva, reequilibrando as energias e o metabolismo. A reflexológia tem efeito estético e terapêutico, pois trabalha a circulação sanguínea e linfática. É relaxante, energizante, quase indispensável nos dias de hoje.


A garantia de maior conforto e embelezamento dos seus pés depende de alguns cuidados:

- Hidratantes

- Unhas esmaltadas combinando com as cores usadas nas mãos ou pelo menos com uma base. Use sabonete e talco bactericida

- Mude diariamente as meias que devem ser preferencialmente de algodão porque absorvem melhor o suor.

- Procure não usar o mesmo par de sapatos todos os dias 

- Guarde os sapatos em locais arejados

Uma recomendação muito antiga:

- Mergulhe os pés numa bacia de água quente com chá preto, à noite, durante trinta minutos. Além de relaxar fecha os poros o que diminui a quantidade de suor evitando o mau cheiro.





PROBLEMAS FREQUENTES NOS PÉS

1- CALOS

Eles podem aparecer pelo uso de sapatos apertados e de bicos finos ou pelo fato das pessoas pisarem adequadamente. A pele engrossa bastante e a região acaba ficando bem dolorida.

Tratamento: Os médicos receitam adesivos com substâncias que deixam a pele mais fina. Se não houver melhora o jeito é retirar a calosidade com o especialista e eles alertam: “Nunca corte os calos em casa, principalmente os diabéticos”.

2- UNHAS ENCRAVADAS

O problema é mais comum em quem tem dedos gorduchos. A unha cresce de forma irregular ferindo a pele. A entrada de agentes bacteriana pode acarretar infecções.

Sintomas: Dor, inchaço e vermelhidão local. Para piorar pode surgir uma pequena camada de carne esponjosa, que ao mínimo esforço é capaz de sangrar.

Prevenção: Calce sapatos confortáveis, procure cortar as unhas dos pés em formato reto, para que seus cantinhos não cresçam no sentido errado, ferindo a pele. Tratamento: Os médicos costumam receitar antiflamatórios




3- TOPADAS

Evite andar descalço e dar uma topada que pode deslocar parte da unha do pé. Tirando proveitos dessa situação, certos fungos se infiltram no local, formando uma cera amarelada, debaixo da unha e esta fica opaca e quebradiça. Por isso mantenha as unhas cortadas. Nunca passe palitos ou qualquer outro instrumento sob elas, na tentativa de limpá-las.

4- OLHO DE PEIXE

Ele aparece na forma de um espessamento na sola do pé, com um ponto escuro no meio, parecendo um olho. Daí o nome dado. É causado por vírus e associado ao excesso de umidade nos pés. Dói muito quando se pisa no chão.

Prevenção:

- Não use sapatos alheios e sem meias

- Cuidado com águas paradas ao lado das piscinas Use seus próprios instrumentos em pedicuros

Tratamento: Os médicos indicam antimicóticos ou até cirurgia nos casos mais graves.

4- JOANETES

É uma inflamação da articulação do dedo maior do pé. Aparece mais nas mulheres e é de caráter hereditário. Não use sapatos apertados que comprimam os dedos piorando a situação dos joanetes. Em casos mais graves é necessário cirurgia.

5- MICOSES

Os sintomas mais comuns: vermelhidão, coceiras e descamação. Evite pisar descalço em terra, principalmente onde estejam cachorros e gatos.

Tratamento: secar bem os pés após o banho e usar antimicótico indicado por médico.

SETE CUIDADOS INDISPENSÁVEIS PARA OS PÉS

Não basta, apenas, visitar a pedicura. É importante ter cuidados diários com os pés. Não só está a contribuir para que fiquem impecáveis no Verão, quando usa sandálias, mas também a contribuir para o seu bem-estar! Eis alguns cuidados que deve ter em conta, todos os dias:





Limpe os Pés
A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade deve limar, semanalmente, a região dos calcanhares e a sola com uma lima própria para os pés ou com uma pedra-pomes. A melhor altura para limar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.

Pés Macios

Para amolecer a pele dos pés deixe-os de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre).

Em seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana. Esta é também uma boa altura para limar os pés e asunhas, mas antes de massajar os pés com o creme.




Unhas Impecáveis

Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura para as cortar. Também pode simplesmente apará-las com uma lima, sobretudo se for regularmente à pedicura. Não deve cortar demasiado as unhas nem deixá-las muito compridas. O facto de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade; e se as cortar demasiado pode correr o risco de lhe encravar uma unha.

Cuidado com a Cutícula

Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois pode correr o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicura.


Lave os Pés

Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água enquanto toma um duche. Deve passar com a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.

Protetor Solar

Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma serem esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressequida, está igualmente a prevenir o cancro de pele.





Mais Uma Vez... Cuidado Com Calos: O que fazer?

O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Este devem ser retirados por uma especialista. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta  calosidade, deve limar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade acumula, o que é pior.

PÉS SEMPRE BONITOS

É importante conscientizar-se de que os cuidados com o corpo vão muito além das preocupações com celulite ou com a pele. Não é porque os pés, muitas vezes, ficam escondidos dentro dos sapatos, que você não deve se preocupar com a saúde e aparência da base do corpo. Os pés merecem uma atenção especial, principalmente porque são os responsáveis por sustentar e locomover uma pessoa durante todo o dia.




O problema mais comum nos pés, abominado por homens e mulheres, são as unhas encravadas. Nesse caso, a unha cresce e enterra-se nos cantos dos dedos, principalmente nos dedões dos pés. De acordo com Celso Luiz de Freitas, presidente da Associação Brasileira de Pedólogos, os dois maiores responsáveis pelo encravamento das unhas são os sapatos apertados e o corte errado. "Não devemos cortar nunca os cantos das unhas, se cortar certamente ela irá encravar. Além disso, prefira calçados mais confortáveis, largos e altos na parte de cima dos pés."

Além da unha encravada, os sapatos apertados também podem ajudar no aparecimento de calos. A simples troca do calçado, muitas vezes, resolve o problema. Mas, se o calo não desaparecer, o correto é procurar um pedólogo. Você sabe em que lugar eles aparecem com maior frequência? Principalmente na planta do pé, próximo aos dedos, no calcanhar, ou nas laterais do dedão ou dedinho.


Um outro problema que também assombram os pezinhos são as frieiras. Christine Guarnieri, dermatologista, alerta para os cuidados que devemos ter com os pés para não aparecer frieira, um tipo de micose que desenvolve entre os dedos. “No geral, as frieiras são causadas por fungos, que adoram ambientes quentes e úmidos. Por isso, após o banho é importante secar bem o local. Além disso, depois de usar um sapato, coloque-o para arejar um pouco. Já as pessoas que praticam esportes e vivem com os pés suados, devem usar talco antisséptico e meias de algodão, pois elas absorvem melhor o suor.”

Já as rachaduras dos pés, também chamadas de fissuras, podem acontecer principalmente se você tem o hábito de usar chinelos e sandálias. Para que eles não rachem, o ideal é que você hidrate-os sempre com cremes específicos, além de evitar uso frequente de calçados abertos.


PÉS... CUIDE-SE!

Os pés também se ressecam muito no inverno, desenvolvem calosidades e zonas ásperas devido aos calçados fechados, com bicos apertados. Tudo se resolve com o relax que a hora do banho propicia e hidratantes poderosos depois... Ao tomar seu banho quente de chuveiro, tape por algum tempo o ralo, para que se forme um acúmulo de água nos pés.

Ao sair do banho, se necessário, corte as unhas, remova com espátula o excesso de cutículas dos cantos ou material que se acumula sob as unhas. Com cuidado, raspe com lixa ou lamina, as calosidades dos dedos. Em seguida, aplique um creme com ácido glicólico, ureia, lactato, para hidratar profundamente, remover pele grossa e afinar a pele dos pés. Se preferir, deixe o creme no criado-mudo e aplique imediatamente antes de deitar...


MANTENHA OS PÉS SAUDÁVEIS

- Não lixe os pés, mesmo se você tem a sola grossa. Isso resolverá o problema temporariamente, mas depois ele aparecerá com mais intensidade. O correto é hidratar a região com um creme, de preferência para os pés. Além disso, esses produtos também ajudam a evitar rachaduras;

- Não retire a cutícula. O indicado é empurrá-la, pois a cutícula protege as unhas de possíveis infecções.

- Não estoure bolhas que eventualmente aparecem nos pés, causadas principalmente por sapatos apertados. Deixe-as estourarem sozinhas, pois a pele grudará novamente;

- Depois de um dia inteiro de trabalho faça um escalda pés. É muito simples e relaxante! Para um bom resultado, antes faça uma massagem com creme esfoliante nos pés e em seguida coloque-os em uma bacia com água quente.

- Deite-se e eleve as pernas. Isso ajuda a melhorar os inchaços;

MANTENHA OS PÉS SAUDÁVEIS

- As massagens com cremes relaxantes a base de cânfora e mentol também aliviam a tensão dos pés;

- Ao retirar o esmalte, prefira um removedor com baixo teor de acetona, pois ela resseca as unhas. Não esqueça também de hidratá-las;

- Se você passa o dia inteiro com os pés dentro de um sapato fechado ou tênis, não esqueça de passar um talco antisséptico. Ele ajuda a evitar o mau cheiro;

- Não esqueça de secar muito bem os pés, principalmente entre os dedos. Desta forma você evita o aparecimento de frieiras;

- Evite andar de pés descalços, isso ajuda a engrossar a sola;

- Prefira as meias de algodão, esse tecido absorve melhor a transpiração, protege os pés de bactérias e fungos responsáveis por micoses e mau cheiro.









Quero dedicar essa poesia a todas as
 Mulheres
 que participam do nosso Blog  
e também a amigas que nos visitam.
Beijos de Muita Paz,

đα Lυz є Viđ@!!!

FIM